Chapada anseia diversificar economia e busca expertise na gestão da Dália

Prefeito do município, presidente da cooperativa local e assessores estiveram em Encantado e visitaram uma das unidades dos condomínios avícolas

Uma comitiva do município de Chapada esteve visitando a Dália Alimentos a fim de conhecer a gestão e os arranjos produtivos adotados pela cooperativa nas cadeias suinícola, leiteira e de frango de corte. A visita ocorreu na quarta-feira, dia 27 de outubro, na sede da Dália Alimentos, em Encantado.

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, recebeu o grupo da cidade de Chapada, localizada na região do Alto Uruguai, que esteve representado pelo prefeito, Gelson Miguel Scherer, pelo presidente da Cooperativa dos Agricultores de Chapada Ltda (Coagril), Dércio Stürmer, pelo médico veterinário, Giovani Menegon, pelo diretor da Futura Agronegócios, Antônio Klein e pelos consultores do Instituto de Desenvolvimento Municipal Sustentável do Brasil (IDMS), Aline Nandi e Júlio César Rossoni.

Piccinini apresentou dados relacionados ao quadro social e de funcionários, de indústrias, programas de produção, além de projetos consolidados e em andamento. O chefe do Executivo, Gelson Miguel Scherer, impressionou-se com a qualidade de gestão adotada pela Dália e citou a forma calorosa e amigável logo na recepção. “Foi uma experiência incrível, que nos possibilitou sentir quais os gargalos, onde podemos avançar, a exemplo de atividades mais dinâmicas como suínos e frango de corte, pois no leite já estamos consolidados”. E completou: “a Dália tem a capacidade de olhar muito além e, certamente, esse encontro foi um divisor de águas para entendermos onde queremos chegar e quais os caminhos a seguir. Voltamos a Chapada com o sentimento de retornar a Encantado para aprender, ainda mais, com uma cooperativa tão bem estruturada”, declarou, informando que o município possui 9,2 mil habitantes e sua economia é fundamentada no setor primário, com foco na produção de soja, trigo e milho, sendo um dos objetivos a diversificação nos setores produtivos, a exemplo do que é praticado pela Dália.

O presidente da Coagril, Dércio Stürmer, também se manifestou, colocando que a cooperativa possui 37 anos de fundação e atua no recebimento de grãos, na fabricação de rações para aves, suínos e bovinos, loja de insumos, supermercado e postos de recebimento e resfriamento de leite. “Agrademos ao presidente Gilberto pela acolhida, oportunidade em que podemos nos saciar de informações tão fundamentais para o cotidiano de uma instituição cooperativa. A Dália se diferencia da Coagril, visto a diversidade e o conhecimento, motivo para nos espelharmos nesta grandiosa coirmã que beira os seus 75 anos de existência. Ficamos imensamente honrados pela acolhida, o que demonstra o codinome encantadense das pessoas deste município. Muito sucesso à toda família Dália Alimentos”.

Piccinini, por sua vez, definiu a comitiva como determinada e focada em agregar valores à sua economia. “Como é bom ver o brilho no olhar de pessoas inteligentes, comprometidas e que almejam promover o desenvolvimento econômico e social de um município que é referência na produção de grãos. Com determinação, o prefeito Gelson, o presidente Dércio e seus assessores deixaram claro que a visita à nossa cooperativa se deu por sermos inovadora e que compartilha de sua expertise e de seu conhecimento com os demais. Conhecimento não se guarda em gavetas, se compartilha, ainda mais quando se trata de um município que visa diversificar a sua economia com novos negócios. Ficamos gratos em passar um pouco de nossa experiência no trabalho com as cadeias produtivas ligadas à suinocultura, à bovinocultura leiteira e ao frango de corte à nossa coirmã Coagril e a todos munícipes de Chapada”, finalizou.

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, junto ao grupo, deslocou-se até o Condomínio Avícola Encantado, um dos empreendimentos da Dália Alimentos de interesse da comitiva de Chapada conhecer, e aproveitou para levar o grupo também para admitir a obra do Cristo Protetor.


Grupo reuniu-se com o presidente do Conselho, Gilberto, na sede da cooperativa. E/d: Dércio Stürmer, Giovani Menegon, Antônio Klein, Júlio César Rossoni, Aline Nandi, Gelson Miguel Scherer e Gilberto Antônio Piccinini

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

mais lidas dos últimos 7 dias

Nenhum dado até agora.

mais lidas dos últimos 30 dias

Nenhum dado até agora.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista AviSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:

Busca por palavra chave ou data

POR DATA:

mais lidas dos últimos 7 dias

Nenhum dado até agora.

mais lidas dos últimos 30 dias

Nenhum dado até agora.

OvoSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

logo (1)

Na 38a edição da Conferência FACTA 2021, dois dos quatro prêmios José Maria Lamas da Silva, concedidos para os melhores trabalhos científicos nas áreas de Produção e Outras Áreas, utilizaram modalidades de inteligência artificial com modelos fuzzy e mineração de dados em Avicultura de Precisão. Página 32.

logo (2)

Encontrar com rapidez e precisão o ponto ideal de atuação economiza tempo e dinheiro e faz com que as empresas percebam rapidamente o retorno positivo das estratégias definidas e ações corretivas adotadas. Página 22.

2

Atingir melhor eficiência produtiva das aves é uma das questões que têm tirado o sono do produtor diante do quadro de recordes nos preços dos grãos, principais insumos de produção. Com a nutrição atingindo cerca de 80% dos custos, qualquer alteração na formulação de dietas para reduzir o impacto dos preços elevados pode fazer uma diferença importante. Página 46.

logo

Você sabia que pintainhos possuem bactérias no sistema digestório antes mesmo de eclodirem? Para entender de onde vêm as bactérias nos pintainhos recém eclodidos, é importante compreender as diversas possibilidades de colonização bacteriana precoce. Apesar do que muitos acreditam, os ovos férteis, mesmo passando por diferentes formas de higienização e desinfecção, não são estéreis. Página 54.

logo-17-05-2021

A cadeia da produção animal está novamente colocada diante do desafio do aumento de custos de matérias-primas em várias frentes. O milho chama atenção, mas soja e os micro ingredientes também encareceram, tanto pela quebra de safras, entre outros fatores, quanto pelo aumento do dólar. Se a alta de custos dos ingredientes é uma realidade, a tecnologia pode apontar caminhos. Página 36.

3

Os carboidratos representam a principal fonte de energia na alimentação animal. Eles são encontrados principalmente em cereais ou subprodutos de cereais. Contudo, além do amido, os principais carboidratos ricos em energia, os cerais contém polissacarídeos não amiláceos (PNAs) ricos em energia, os cerais contém polissacarídeos que não são facilmente digeridos no intestino delgado de aves e suínos. Página 50.

1

O custo das matérias-primas tem impactado no aumento do custo das rações de frangos de corte, sendo que, o potencial de aproveitamento dos nutrientes das rações pode ser melhor explorado com o uso de estratégias capazes de otimizar a digestibilidade e a absorção destes nutrientes, garantindo assim, a redução do custo final das formulações e/ou otimização do potencial genético das aves. Página 60.

2

Quem se dedicou à tarefa de analisar os balanços das duas principais empresas do setor no segundo trimestre de 2021 deve ter notado que, embora fortes concorrentes entre si, ambas apresentaram pelo menos um argumento em comum para justificar os fracos resultados do período: o encarecimento do custo de produção naquele que, provavelmente, é o momento mais difícil e desafiante da economia e do consumidor brasileiro. Página 62.

Open chat
Fale agora no WhatsApp